Anuncios AdNow

sábado, 2 de junho de 2012

MEC encerra 15 mil vagas em 86 cursos da Universidade São Marcos


Descredenciada em março, São Marcos deve transferir alunos até dia 26. Gestores afirmam que tentam regularizar a situação junto ao MEC.


O Ministério da Educação determinou, nesta sexta-feira (1º), o encerramento de 86 cursos oferecidos em todos os campi da Universidade São Marcos. O total de vagas que haviam sido autorizadas pelo MEC e que agora serão fechadas é de 15.910, apesar de a instituição ter apenas 2.100 estudantes ainda matriculados no primeiro semestre de 2012. A portaria que encerra os cursos foi divulgada no "Diário Oficial da União".

De acordo com o interventor judicial da São Marcos, Carlos Galli, a direção da instituição tenta se reunir com representantes MEC para saber o posicionamento do governo a respeito do processo acadêmico pelo qual passa a universidade, para que ela possa se regularizar e ser vendida. "Existem pessoas interessadas em adquirir a São Marcos", disse.
Estudantes protestam em frente à nova sede da Universidade São Marcos (Foto: Vanessa Fajardo/G1)Estudantes protestara m em março na nova sede da
São Marcos 
O fechamento dos cursos e vagas faz parte do processo de descredenciamento da instituição, anunciado em 26 de março. A universidade havia sido despejada de um de seus campi no fim de dezembro de 2011, por falta de pagamento, e tentava regularizar a situação para iniciar as aulas. O descredenciamento foi criticado pelos alunos, que consideraram a decisão tardia e inoportuna, já que as aulas estavam prestes a recomeçar.
Pela portaria publicada nesta sexta-feira, os cursos só serão reconhecidos em registros e diplomas expedidos para estudantes que ingressaram na universidade até o dia 28 de março de 2011.
O prazo para que a São Marcos realize a transferência de seus estudantes para outras instituições termina no dia 26 de junho. De acordo com Galli, atualmente apenas os cursos de Paulínia e o curso de psicologia na unidade do Ipiranga, em São Paulo, continuam funcionando.
Ossos enterrados
Galli confirmou, nesta sexta-feira, que os ossos e pedaços de corpos encontrados pela polícia faziam parte do laboratório de cursos de ciências da saúde na unidade Ipiranga. A Secretaria da Segurança Pública informou na quinta-feira (31) que policiais do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) receberam uma denúncia e encontraram 15 partes de corpos humanos, entre os quais, crânios e fetos em um terreno da universidade.
Ossadas encontradas na Universidade São Marcos (Foto: Cristiano Novais/CPN/AE)
Ossadas encontradas na Universidade São Marcos na quinta-feira (31) 

0 comentários:

Postar um comentário