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terça-feira, 19 de junho de 2012

Microsoft tenta entrar no mercado do iPad com novo tablet Surface


Durante 37 anos, grupo dependeu de fabricantes para produzir hardwares. Um dos modelos do Surface vai competir com notebooks de menor porte.


A Microsoft apresentou na segunda-feira (18), em Los Angeles, a própria linha de tablets, o que, na tentativa de competir com a Apple e reinventar o Windows, marcou uma grande mudança estratégica da companhia.

A linha Surface tem um tablet para disputar mercado com o iPad e outro para competir com notebooks de menor porte. Ambos incluem um teclado multitoque e usam o sistema operacional Windows 8.
Microsoft Surface, o novo tablet da companhia (Foto: Reprodução)Microsoft Surface, o novo tablet da companhia (Foto: Reprodução)
Esse novo passo rompe com o modelo da Microsoft dos últimos 37 anos, que dependia de fabricantes de computadores que vendiam máquinas com o Windows. A medida também pode colocar a maior companhia de software do mundo em competição direta com parceiros em hardware como Samsung e HP.
Contudo, o sucesso da Apple nos últimos anos tem ressaltado os benefícios de uma abordagem integrada entre hardware e software, e o presidente-executivo da Microsoft, Steve Ballmer, afirmou na segunda-feira (18) que a companhia "não quis deixar nada descoberto" enquanto apresentava o Windows 8.

O novo software é a maior reformulação do Windows em anos, e apresenta uma nova interface para comandos sensíveis ao toque chamada "Metro", devendo estar disponível para a temporada de compras de fim de ano.
Dois modelos
A versão mais leve e fina do Surface, com chip da Nvidia e design da ARM, vai chegar ao mercado ao mesmo tempo que o Windows 8 e trará os populares aplicativos do Office. O aparelho, comparável com o novo iPad, tem uma tela de 10,6 polegadas e terá versões de 32 GB ou 64 GB.

Um segundo modelo, mais pesado e voltado à nova geração de notebooks, os ultrabooks, usará os tradicionais chips da Intel e terão 64 GB ou 128 GB. Quanto aos preços, a Microsoft se limitou a dizer que serão competitivos se comparados aos dos ultrabooks.

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