Lewis Hamilton fechou a primeira sessão de treinos livres do GP do Canadá com o melhor tempo. Na manhã desta sexta-feira (8), o britânico da McLaren cravou 1min15s564. Felipe Massa foi o 12º, enquanto Bruno Senna foi mal e ficou só com a 21ª marca, atrás da HRT de Pedro de la Rosa
Disposto a ser o sétimo vencedor diferente na temporada, Lewis Hamilton começou com tudo o primeiro dia de atividades do GP do Canadá de F1. Na primeira sessão de treinos desta sexta-feira (8) bastante nublada em Montreal, o britânico da McLaren se mostrou superior aos adversários durante praticamente todo a tomada de tempos. Com o tempo de 1min15s564, Lewis superou Sebastian, o segundo colocado, em 0s118, usando pneus macios, os mais duros disponibilizados pela Pirelli para o fim de semana, ao contrário do alemão da Red Bull.
Nico Rosberg foi superado por Vettel já com o cronômetro zerado e teve de se contentar com o terceiro melhor tempo, andando 0s1 mais lento que o compatriota. Fernando Alonso comprovou a boa forma da Ferrari F2012 e fechou em quarto lugar, seguido por Mark Webber, o vencedor do GP de Mônaco, e pelo bom Nico Hülkenberg, da Force India. Na sequência vieram os carros da Sauber, como Kamui Kobayashi em sétimo e Sergio Pérez em oitavo. Dois campeões mundiais, em baixa no campeonato, fecharam o top-10: Michael Schumacher e Jenson Button.
Felipe Massa foi o melhor brasileiro da manhã desta sexta-feira em Montreal. O piloto da Ferrari marcou o 12º tempo do primeiro treino livre e ficou a 1s055 de Hamilton. Bruno Senna, por sua vez, foi muito mal neste começo de atividades no Canadá e conseguiu andar atrás até da HRT de Pedro de la Rosa. O representante da Williams ficou só em 21º, enquanto seu companheiro de equipe, Pastor Maldonado, foi o 13º, imediatamente atrás de Massa.
Saiba como foi o primeiro treino livre do GP do Canadá, em Montreal
Na nublada Montreal, todos os pilotos deixaram os boxes tão logo a direção de prova autorizou o início do treino. No entanto, os primeiros minutos foram destinados apenas às voltas de instalação e reconhecimento do traçado canadense. Algumas equipes usaram o começo da sessão para testar novos pacotes aerodinâmicos, como Ferrari, Red Bull — que exibiu um sensor no formato de grelha — e Williams, com uma asa traseira mais curvilínea.
Uma das preocupações dos pilotos era realizar esses testes aerodinâmicos o quanto antes, já que, com a previsão meteorológica que aponta chuva para o período da tarde, haverá menos tempo para correr em condições normais no circuito Gilles Villeneuve. Lembrando que os pilotos terão à disposição os compostos macios e supermacios, além dos pneus intermediários e de chuva extrema, em caso de pista molhada.
Räikkönen foi o primeiro a anotar volta rápida em Montreal. O piloto da Lotus, que volta a guiar no Canadá depois de três anos longe da F1, cravou 1min20s347, mas logo foi superado pelo seu companheiro de equipe, Romain Grosjean, que anotou 1min20s295. Pérez também registrou sua primeira volta rápida nos 15 minutos iniciais de sessão no circuito canadense. A escuderia de Enstone seguiu comandando as atividades com Grosjean, que evoluiu bem a sua marca para 1min17s386.
A sessão começou bem mais agitada do que de costume, em comparação com os outros primeiros treinos livres das seis etapas anteriores deste ano. Antes da primeira meia hora de sessão, 16 pilotos fizeram voltas rápidas, com destaque para Rosberg, que comprovou o bom rendimento da Mercedes neste princípio de temporada ao marcar 1min16s837, batendo em 0s339 o tempo de Räikkönen, que subiu para segundo.
Em sequência de voltas rápidas, Hamilton destruiu a marca de Rosberg ao cravar 1min16s080, 0s757 mais rápido que o alemão da Mercedes. Depois de quase bater no Muro dos Campeões, Lewis completou a primeira meia hora de sessão na frente no Canadá. Massa era o décimo colocado com 1min18s184, enquanto Bruno Senna ocupava a 14ª colocação. Vettel, por sua vez, ainda não tinha registrado sua volta rápida. Destaque era Kobayashi, que também superou Nico e subiu para um bom segundo lugar. Pouco depois, Massa também fez boa marca, registrou 1min16s619 e avançou para terceiro lugar, enquanto seu companheiro de equipe, Fernando Alonso, era o sétimo com exatos 1min17s000.
Com o desenrolar do treino, a pista começou a melhorar, e, consequentemente, as marcas foram despencando em Montreal, que teve a ilustre presença de uma raposa na pista. Hamilton ainda resistia na liderança, mas Rosberg melhorou bem seu tempo e voltou à segunda colocação, andando a apenas 0s073 do britânico. A Red Bull, até então discreta, começou a dar as caras no Canadá com Webber em terceiro e Vettel em quinto. Entre o duo taurino estava Kobayashi. Massa caiu para sétimo, enquanto Senna escapou na curva 3 quando tentava melhorar sua marca, então apenas a 20ª do treino quando faltavam 46 minutos para a bandeira quadriculada.
A chuva ameaçava pintar em Québec, mas os pilotos não se intimidavam. Nos milésimos, Vettel cravou sua melhor volta e subiu para segundo ao estabelecer 1min16s143, apenas 0s063 atrás de Hamilton. Rosberg era o terceiro, seguido por Schumacher e Webber. Entre o líder Lewis e Räikkönen, o 12º, apenas 0s934 de diferença entre eles.
Kovalainen foi o primeiro piloto a bater forte em Montreal. O finlandês perdeu o controle do seu carro na saída da curva 9 e destruiu a parte direita do carro da Caterham, espalhando destroços do bólido verde e amarelo na pista. A direção de prova adotou a bandeira vermelha para interromper a sessão e deixar a pista pronta para a sequência das atividades.
Pouco mais de 12 minutos depois, o treino foi retomado, quando faltavam 26 minutos para o encerramento da sessão. Nessa última parte da tomada de tempos, alguns pilotos optaram pelo uso dos compostos supermacios, já que há uma grande possibilidade de chuva no período da tarde, o que, se acontecer, vai mudar todo o cronograma das equipes no restante desta sexta.
Mesmo usando pneus macios, os mais duros do fim de semana, Rosberg foi o primeiro a andar abaixo de 1min16s em Montreal. O alemão anotou 1min15s782 e subiu, momentaneamente, para a ponta. Mas Hamilton respondeu quase de imediato e cravou volta 0s218 mais rápida que a de Nico e, com o tempo de 1min15s564, voltou para a primeira posição do treino. Grosjean, com supermacios, não conseguiu sair da décima colocação, já que preferiu usar os minutos finais para testar seu Lotus E20 em ritmo de corrida.
No fim da sessão, Alonso e Vettel tentaram se aproximar do tempo de Hamilton. Mostrando que a F2012 é definitivamente um carro melhor, o espanhol registrou 1min15s842, apenas 0s278 mais lento que Lewis, subindo para terceiro, superando Vettel, que caiu para quarto. Pouco depois, o mais jovem bicampeão do mundo foi batido também por Kobayashi, que teve desempenho bem melhor que o de Pérez e subiu para quarto ao marcar 1min16s000. Antes, Kamui teve de desviar de um astuto esquilo que também apareceu na pista em Montreal.
No fim, Rosberg também deixou os boxes com pneus supermacios, mas, assim como Grosjean, testou seu carro em configuração de corrida e, dessa forma, ficou bem longe de superar o tempo de Hamilton, que garantiu a ponta do primeiro treino no Canadá. Apenas Vettel chegou a ameaçar a soberania britânica do piloto da McLaren, mas não foi páreo para o melhor tempo de Lewis.
F1, GP do Canadá, circuito Gilles Villeneuve, treino livre 1:
Voltas
| |||||||||
1
|
Lewis HAMILTON
|
ING
|
McLaren Mercedes
|
1:15.564
|
30
| ||||
2
|
Sebastian VETTEL
|
ALE
|
Red Bull Renault
|
1:15.682
|
+0.118
|
29
| |||
3
|
Nico ROSBERG
|
ALE
|
Mercedes
|
1:15.782
|
+0.218
|
30
| |||
4
|
Fernando ALONSO
|
ESP
|
Ferrari
|
1:15.842
|
+0.278
|
34
| |||
5
|
Mark WEBBER
|
AUS
|
Red Bull Renault
|
1:15.897
|
+0.333
|
28
| |||
6
|
Nico HÜLKENBERG
|
ALE
|
Force India Mercedes
|
1:15.986
|
+0.422
|
29
| |||
7
|
Kamui KOBAYASHI
|
JAP
|
Sauber Ferrari
|
1:16.000
|
+0.436
|
31
| |||
8
|
Sergio PÉREZ
|
MEX
|
Sauber Ferrari
|
1:16.249
|
+0.685
|
32
| |||
9
|
Michael SCHUMACHER
|
ALE
|
Mercedes
|
1:16.264
|
+0.700
|
28
| |||
10
|
Jenson BUTTON
|
ING
|
McLaren Mercedes
|
1:16.347
|
+0.783
|
12
| |||
11
|
Paul DI RESTA
|
ESC
|
Force India Mercedes
|
1:16.460
|
+0.896
|
32
| |||
12
|
Felipe MASSA
|
BRA
|
Ferrari
|
1:16.619
|
+1.055
|
17
| |||
13
|
Pastor MALDONADO
|
VEN
|
Williams Renault
|
1:16.859
|
+1.295
|
26
| |||
14
|
Romain GROSJEAN
|
FRA
|
Lotus Renault
|
1:16.890
|
+1.326
|
36
| |||
15
|
Kimi RÄIKKÖNEN
|
BEL
|
Lotus Renault
|
1:17.017
|
+1.453
|
42
| |||
16
|
Jean-Éric VERGNE
|
FRA
|
Toro Rosso Ferrari
|
1:17.352
|
+1.788
|
28
| |||
17
|
Daniel RICCIARDO
|
AUS
|
Toro Rosso Ferrari
|
1:17.580
|
+2.016
|
31
| |||
18
|
Vitaly PETROV
|
RUS
|
Caterham Renault
|
1:17.935
|
+2.371
|
23
| |||
19
|
Heikki KOVALAINEN
|
FIN
|
Caterham Renault
|
1:18.177
|
+2.613
|
16
| |||
20
|
Pedro DE LA ROSA
|
ESP
|
HRT Cosworth
|
1:18.182
|
+2.618
|
26
| |||
21
|
Bruno SENNA
|
BRA
|
Williams Renault
|
1:18.762
|
+3.198
|
36
| |||
22
|
Narain KARTHIKEYAN
|
IND
|
HRT Cosworth
|
1:19.354
|
+3.790
|
23
| |||
23
|
Timo GLOCK
|
ALE
|
Marussia Cosworth
|
1:20.004
|
+4.440
|
21
| |||
24
|
Charles PIC
|
FRA
|
Marussia Cosworth
|
1:20.067
|
+4.503
|
23
| |||
TEMPO 107%
|
TL1
|
1:20.853
|
+5.289
| ||||||
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